terça-feira, 27 de outubro de 2015

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte | Assessoria de Imprensa
Este e-mail não está abrindo corretamente?
Veja no seu navegador.

Sessão solene na Assembleia marca 50 anos da Barreira do Inferno

Crédito da foto: Eduardo Maia
 
No dia 12 de outubro, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno completou 50 anos de existência. Por propositura do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB), a Assembleia Legislativa comemorou a data em sessão solene, que aconteceu nesta terça-feira (27). O evento homenageou militares que fizeram parte da história da instituição, que foi o primeiro centro de lançamento da América Latina e hoje é o segundo ponto turístico mais visitado do RN.

“Desde 1965, o Centro tem a missão de executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de foguetes e satélites. Como deputado que representa especialmente o município de Parnamirim, não poderia deixar de convidar a todos para celebrarmos esta importante data e refletirmos sobre a importância e as condições atuais do polo que, por décadas, foi o único elo de ligação do nosso país com o espaço, com a pesquisa, com a ciência e com futuro”, disse o parlamentar.

Na ocasião, foram homenageados servidores e militares que fizeram parte da história de 50 anos da Barreira do Inferno: a major intendente Alessandra Ventura, os servidores Maria Goretti Dantas, Adomilson Domingos, Francisco Silvio da Silveira e João Maria Pires, o primeiro sargento Fabiano Junger, o cabo Frankcikleiber Costa Barbosa, o brigadeiro do ar Hudson Costa Potiguara, comandante da primeira Força Aérea, o brigadeiro do ar Miguel Márcio Duarte Martins e o diretor do Centro da Barreira do Inferno, Maurício Lima de Alcântara.

Em nome dos homenageados, o diretor da Barreira do Inferno, o coronel aviador Maurício Lima de Alcântara agradeceu a honraria e falou sobre a importância do Centro para o país e para o mundo. “Ao longo desses 50 anos, foram registrados mais de 3 mil lançamentos de foguetes, sendo 80 por cento nacionais e 20 por cento estrangeiros. Na área de rastreamento, somos um Centro modelo com as principais certificações de qualidade, como o ISSO 9001 e estamos estreitando parcerias com instituições locais e internacionais, como a agência europeia que desde 1977, temos um acordo de cooperação ”, disse ele.

O diretor concluiu o pronunciamento, ressaltando a importância dos recursos humanos do Centro. “Essa geração de servidores e militares serão exemplo para o futuro, sempre dignificando o nosso lema: preparar, lançar e rastrear”.

Os deputados estaduais Vivaldo Costa (PROS), Fernando Mineiro (PT), Cristiane Dantas (PCdoB) e Getúlio Rêgo (DEM) participaram da solenidade, que foi conduzida pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário