domingo, 18 de outubro de 2015

Barreira do Inferno faz 50 anos.

A Base de Barreira do Inferno.
O Campo de Lançamentos de Foguetes de Barreira do Inferno vai comemorar do 50º Aniversário do primeiro lançamento em solo potiguar, ocorrido no dia 15 de dezembro de 1965.O foguete NIKE-APACHE, de fabricação americana, integrava o projeto Safo-Iono, idealizado por Fernando Mendonça, cearense considerado o pai do programa espacial brasileiro.
A "Barreira do Inferno", como é chamada a unidade do Comando da Aeronáutica , foi construída em 1964, graças ao interesse do então governador Aluizio Alves, que apoiou o projeto e concedeu toda a infraestrutura necessária. No segundo semestre de 1965, após os experimentos realizados na base americana de Wallops, em 24 de agosto, o Brasil ficou pronto para entrar no pequeno grupo de países  lançadores de veículos aeroespaciais.
Em 23 de outubro de 1964, o Brigadeiro Baloussier, do Grupo de Trabalho e Estudos de Projetos Espaciais(GTEPE), assinou convênio com o CNAE "para a utilização do CLF para lançamento de cargas úteis científicas". Fonte: CLBI - 30 anos na conquista do Espaço! - Natal - 1995. Foto do editor do blogue. Local: Praça André de Albuquerque, ao lado da Galeria de Artes. Outubro de 1966.