sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Já há um guia para você abandonar os enlatados.


O Guia Alimentar para a População Brasileira (confira) apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. Este guia atual, publicado em 2014, substitui a versão anterior, de 2006.

A proposta da publicação com os princípios que nortearam sua elaboração, inicialmente justifica o tratamento abrangente dado à relação entre alimentação e saúde, levando em conta nutrientes, alimentos, combinações de alimentos, refeições e dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem, periodicamente, diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

Na publicação, o Ministério da Saúde informa da proibição de venda, que sua distribuição é totalmente gratuita. Clique aqui para ter acesso à publicação do Guia. [Fonte: Portal Saúde]