quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte | Assessoria de Imprensa

Memorial preserva história do Legislativo 

Crédito da foto: Assessoria de Comunicação
 
Um agradável passeio pelo Memorial do Legislativo Potiguar através de fotos, documentos, objetos, peças de vestuário, móveis antigos, entre outros artefatos, vai revelando detalhes e preciosidades de uma boa parte dos 180 anos de história da Assembleia Legislativa. Localizado no segundo andar da sede do Parlamento, o Memorial vem cumprindo um importante papel de resgate e zelo dessa história e o ano de 2015 foi especialmente dedicado a expandir suas atividades, através de ações e projetos que ampliaram a divulgação.

Até o momento, foram contabilizadas mais de 1.500 visitas. A população em geral e, mais especificamente, os estudantes de ensino médio e universitário, seja da capital ou do interior, buscaram o Memorial para aprofundar seus conhecimentos.

O acervo deste departamento é constantemente enriquecido através de um trabalho diário que a equipe realiza no garimpo de peças junto a familiares e amigos de ex-deputados e também de outras instituições. Próximo à sua inauguração, em dezembro de 2014, esta campanha foi intensificada e assim o Memorial conquistou boa parte do seu acervo atual, em trabalho que se renova e se enriquece diariamente.

Um protocolo de intenções com o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) vai ampliar ainda mais essa visitação, através de convênios que serão firmados com universidades e escolas públicas. De acordo com sua coordenadora, jornalista Bernadete Oliveira, outros projetos importantes estão em curso. “Estamos trabalhando na criação das biografias de todos os parlamentares que passaram por aqui, desde o ano de 1835, quando a Assembleia foi instalada, até o período legislativo atual”,
informa a coordenadora.

Outras novidades estão para acontecer e potencializar a divulgação dessa história. Através de uma parceria firmada com a Secretaria de Informática, será criado o Memorial Virtual, um site no qual os internautas poderão acessar e conhecer todo o acervo. Nesse espaço serão incluídos mais de dois mil novos documentos e aproximadamente cinco mil fotografias.

HISTÓRIA

O projeto “Conversa no Memorial” vem reunindo depoimentos de ex-deputados sobre suas atuações e a conjuntura política, social e econômica da época. Estas entrevistas são disponibilizadas para o público acadêmico e todos os interessados nas histórias de vida e política. Ao longo de 2015, foram realizadas 14 entrevistas. Em paralelo, foram desenvolvidos os projetos Cine História, com acervo de filmes  e o Memória Viva, documentário.

É o memorial também o responsável pelo tombamento de todas as peças museológicas. Sua equipe fez a catalogação de mais de três mil imagens fotográficas, já disponibilizadas em álbuns para acervo e pesquisa. No momento, está em andamento o levantamento da história de criação dos 167 municípios norte-riograndenses. “Também criamos, em parceria com a Comunicação Social, folders para a divulgação do nosso memorial e, com a soma de ações e projetos, socializamos a importância da preservação dessa história para a sociedade potiguar”, finaliza Bernadete.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário