sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Pesquisadores da UFRN vão aos bairros lutar contra o Aedes.





(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)

Cerca de mil e 200 alunos da Escola Estadual Peregrino Júnior, do bairro de Santa Catarina, da Zona Norte de Natal, além de professores, diretoria e pessoal de apoio, entraram na guerra contra o mosquito Aedes aegypti ontem, quinta-feira, 18.

Palestras informativas e documentário sobre a dengue e outras doenças provocadas pelo mosquito foram usados para esclarecer à comunidade estudantil e aos familiares sobre as conseqüências que o mosquito hematófago provoca na saúde da população.

Incidência

Com mais de 300 mil habitantes, a Região Norte de Natal registra um alto índice de infestação do mosquito. As populações de bairros, como Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, estão mais expostos às viroses “emergentes e reemergentes”, como a febre febre chikungunya, a febre amarela, a dengue e o Zika vírus.

Planejado com o Comitê Estadual contra o Aedes, a Secretaria Estadual de Educação (SEE/RN) e setores de educação, saúde e tecnologia da informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a direção da Escola Peregrino Júnior montou o seguinte calendário:

Dia 19/02/2016 - Atividades alusivas ao dia D Dengue zero/Zika zero oficinas pedagógicas por Componente Curricular sobre o tema em questão, como segue:

NO PÁTIO DA ESCOLA
As 09h30 - Roda de conversa sobre o Pacto da Educação contra o Zica, sobre a importância de captação de multiplicadores (Profa. Drª Maria de Fatima Freire de Melo Ximenes - UFRN).
Às 10h30 - Workshop sobre inovação tecncológica: lançamento do aplicativo de denúncias de casos e Curso do AVASUS (Prof. Dr.Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - UFRN).

EM SALA DE AULA
Das 07h às 11h30 - Produção de Paródias (ensino médio); Produção de Propaganda (ensino médio); Produção de uma cartilha informativa (ensino médio); Apresentação de estatísticas sobre o Dengue (ensino médio e ensino fundamental séries finais); Explicação da história do mosquito da dengue (ensino médio); Tempestade de ideias (ensino médio);
Das 08h30 às 11h30 - Distribuição de Cartilhas e orientações gerais através dos materiais impressos (Prof. Dr. Ciclâmio Barreto – UFRN); Ações de orientação, oficinas de prevenção e orientação de como agir na identificação dos focos (Profa. Drª Maria Aparecida Dias - UFRN).

NA SALA DE JOGOS
Jogando e aprendendo sobre Aedes aegypti (Profa. Drª Ivaneide Alves Soares da Costa - UFRN); Oficina: Atividades didáticas sobre Aedes aegypti e doenças relacionadas (Pibid Biologia - UFRN); Exposição interativa: Dengue zero/Zika zero (Pibid Biologia - UFRN e IMT) • Performances - Teatro - (Prof. Dr. Jose Savio Oliveira de Araujo - UFRN); Apresentação dos Vídeos (Profa. Drª Soraneide Soares Dantas – UFRN); Músicas nos intervalos das apresentações, marchinhas e vinhetas (Prof. Dr Danilo Cesar Guanais de Oliveira - UFRN).

26/02/2016  - Planejamento das atividades para ação do entorno da escola e uma caminhada conscientizadora sobre o Aedes aegypti e as doenças associadas a este com os alunos e funcionários pelas ruas do Bairro Nossa Senhora da Apresentação.

04/032016 - Caminhada conscientizadora sobre o Aedes aegypti e as doenças associadas a este com os alunos e funcionários pelas ruas do Bairro Nossa Senhora da Apresentação.

09/03/2016 - Palestra durante todo o dia com Profissionais da Marinha do Brasil.