quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fonaprace expõe necessidade de garantir avanços nas IFES


ASCOM Reitoria da UFRN.

Anexos17:55 (Há 2 horas)
Fonaprace expõe necessidade de garantir avanços nas IFES

Sirleide Pereira/Marina Gadelha – ASCOM – Reitoria/UFRN

 “Nossa tarefa principal é avaliar a conjuntura e diagnosticar que precisamos garantir que o projeto de universidade inclusiva não dê um passo atrás. Enquanto Fórum e enquanto Andifes, vamos trabalhar para que avancemos nas conquistas, qualquer que seja o cenário político nacional dos próximos dias ou meses”.

Essa é a posição da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Angela Maria Paiva Cruz, ao término de mesa-redonda do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), realizada na manhã desta quarta-feira, 04, em Brasília.

Em nome da associação realizadora do evento, Angela Paiva mostrou os avanços nessa área nos últimos 13 anos, como projetos e programas criados, sobretudo a expansão das IFES com qualidade e inclusão social. Nesse período foram criadas 18 novas universidades, passando de 45 para 63; mais de 170 novos campus em universidades, ultrapassando mais de 1 milhão de vagas abertas nas universidades federais.

A reitora destacou o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) como principal programa para assegurar a permanência dos alunos oriundos de escolas públicas, que necessitam de apoio durante a graduação para obter sucesso acadêmico. Em virtude da importância da assistência estudantil, foi registrado crescimento no orçamento do Pnaes para atender a esse público.

Reunião na FUNASA

Angela Paiva continua em Brasília nesta quinta-feira, 5, para participar de reunião às 15h com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Márcio Endles Lima Vale.