sexta-feira, 22 de julho de 2016

Oito mortos em Munique.

Alemanha

Deutsch Welle - 22.07.2016 - 17h57m - Hora do Brasil.

+ Ao vivo: Polícia busca atiradores em Munique +

Tiroteio no shopping Olympia, na capital da Baviera, deixa pelo menos oito mortos e vários feridos, afirmam autoridades. Polícia busca três atiradores foragidos.
O shopping center Olympia, em Munique, foi alvo de um tiroteio nesta sexta-feira (22/07). A polícia confirmou que há pelo menos oito mortos e vários feridos.
Os tiros foram ouvidos pouco antes das 18h no horário local, segundo a polícia. Testemunhas relataram ter visto três atiradores, que conseguiram escapar.
As forças de segurança operam agora um grande esquema para capturar os agressores. As circunstâncias do tiroteio ainda não estão claras.
A polícia sugeriu que os moradores e visitantes de Munique permaneçam em casa ou se abriguem em prédios seguros. Os serviços de transporte público foram completamente suspensos na cidade.
Todas as atualizações estão no horário de Brasília. Para atualizar, pressione CTRL+ F5.
17h36 – O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, condenou o "ataque mortífero em Munique" e prestou apoio àqueles "que estão nas ruas para proteger as pessoas e salvar vidas".
_____________
17h29 – Sobe para oito o número de mortos no ataque, comunicou a polícia no Twitter.
_____________
17h17 – Uma testemunha ouvida pela rede CNN disse que seu filho de 8 anos viu um dos atiradores carregando a arma dentro do banheiro do McDonald's, onde o tiroteio teve início, segundo a polícia. Ela também afirmou que viu crianças sendo feridas no restaurante.
_____________
17h06 – O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziére, que estava a caminho dos Estados Unidos para uma temporada de férias, está voltando para a Alemanha em decorrência do ataque, afirmou a agência de notícias DPA.
_____________
16h58 – A polícia de Munique compartilhou uma ferramenta do Facebook para que as pessoas em Munique comuniquem que estão seguras.
_____________
16h39 – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou seu apoio às autoridades alemãs. "A Alemanha é um dos nossos aliados mais próximos, por isso nos comprometemos a oferecer toda ajuda que necessitarem diantes dessas circunstâncias", disse Obama.
_____________
16h33 – A polícia local corrigiu a informação e disse que são seis mortos no tiroteio. O número de feridos ainda é desconhecido. Um porta-voz afirmou que não há indícios de terrorismo islamista.
_____________
16h26 – Em pronunciamento à imprensa, o porta-voz da polícia Marcus da Gloria Martins confirmou que há pelo menos cinco mortos no ataque.
_____________
16h21 – O shopping center Olympia, localizado numa área residencial da cidade, foi inaugurado em 1972, quando Munique sediou os Jogos Olímpicos.
_____________
16h15 – Em entrevista à agência de notícias AFP, um porta-voz da polícia afirmou que as autoridades trabalham com a suspeita de terrorismo.
_____________
16h05 – Em nota, a polícia de Munique fala em "alto alerta terrorista" na cidade em decorrência do ataque. Para facilitar a operação, as autoridades pedem para que sejam evacuadas todas as rodovias nas proximidades de Munique.
_____________
15h57 – Defensores do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) falam no Twitter sobre o ataque em Munique. "Que Deus traga prosperidade aos nossos homens do Estado Islâmico", diz uma mensagem em árabe, postada em um perfil que costuma exaltar a milícia. "O Estado Islâmico está se expandindo na Europa", diz outra postagem, também em árabe.
_____________
15h48 – Segundo a agência de notícias AP, um porta-voz da polícia afirmou que testemunhas relataram ter visto três homens com "armas compridas" no ataque à lanchonete McDonald's dentro do shopping. Ele se negou a confirmar, porém, que há pelo menos seis mortos, como diz a imprensa local.
_____________
15h38 – A agência de notícias AFP cita uma fonte policial que afirma que há pelo menos seis mortos no shopping em Munique. Três atiradores estão foragidos, acrescenta a fonte.
_____________
15h29 – A polícia pede para que não sejam divulgados na internet vídeos ou fotos da operação policial em Munique. "Não ajude os agressores", adverte a mensagem no Twitter.
_____________
15h18 – A Deutsche Bahn, companhia que opera o serviço ferroviário na Alemanha, informou que a estação central de Munique foi evacuada. "O serviço de trem foi completamente fechado", acrescentou a empresa. Trens que tinham como destino a capital da Baviera também foram impedidos de entrar na cidade.
Segundo a MVG, operadora do transporte público local, também foram suspensos os serviços de metrô, trem de superfície e ônibus.
_____________
15h14 – No Twitter, a polícia afirma que há relatos de mais violência e um possível tiroteio no centro de Munique. "A situação não está clara. Por favor, evitem áreas públicas", diz a mensagem.
_____________
15h09 – Claudia Kuenzel, porta-voz da polícia de Munique, reiterou à agência de notícias AP que "o atirador ou os atiradores ainda estão em fuga", dentro do shopping ou nos arredores.
_____________
14h59 – No Facebook, a polícia de Munique divulgou uma nota dizendo que o número de vítimas ainda permanece incerto e que testemunhas relataram ter visto três pessoas diferentes portando armas. Ninguém foi preso. As autoridades ainda pedem para que nenhum morador do perímetro urbano saia de casa.
_____________
14h54 – Funcionários do shopping ainda estão no local, segundo informou um trabalhador à agência de notícias Reuters por telefone. "Ouvimos muitos tiros. Não sei dizer quantos, mas foram muitos", disse. "Não temos mais informações, estamos esperando nos fundos, nas despensas. A polícia ainda não veio até aqui."
_____________
14h46 – Segundo a NTV, o secretário do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, afirmou que há pelo menos três mortos. Uma porta-voz da polícia de Munique fala em vários mortos e feridos.
_____________
14h39 – A emissora NTV informa que as forças especiais de segurança alemãs chegaram ao local. Segundo uma porta-voz da polícia, acredita-se agora que há mais de um atirador envolvido. Ninguém foi detido.
_____________
14h36 – O porta-voz do departamento de políciaThomas Baumann declarou que o tiroteio teve início num restaurante dentro do shopping por volta das 17h52, no horário local de Munique (12h52 em Brasília). Segundo ele, não está claro se houve um ou mais atiradores.
_____________
14h31 – Segundo o jornal Süddeutsche Zeitung, o sistema de transporte público em Munique foi interrompido.
_____________
14h28 – No Twitter, a polícia local pede para que as pessoas evitem lugares públicos na cidade. "A situação ainda está confusa", diz a mensagem.
_____________
14h24 – As agências internacionais citam um porta-voz da polícia, que fala sobre a possibilidade de vários agressores em fuga.
_____________
14h13 – A polícia de Munique, no Twitter, informa que há vários feridos, mas não cita mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário