sexta-feira, 14 de julho de 2017

Simpatizantes da Coluna General Miguel Costa/Prestes se reuniram em Pau dos Ferros e Candelária.

QUARTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2017


DIVULGAÇÃO





No dia 21 próximo, Josetina Rego lançará o livro "Conversando com  o meu Pai", na Escola Municipal José Guedes do Rego, na cidade de Pau dos Ferros, a partir das 18 horas. O livro contém dezenas de páginas com o relatório sobre a Coluna Prestes, escrito por José Guedes, e o ensaio do falecido médico Raimundo Nunes. 










Através da internet, soube que  a filha de Prestes, Mariana Ribeiro, esteve em Pau dos Ferros e em Candelária, com vários acompanhantes que trataram dos aspectos históricos da Coluna Miguel/Prestes, que passou pelo RN (São Miguel) em 1927 e da produção de um documentário (a confirmar) sobre a "grande marcha brasileira". 

Fonte: blog do dudé.

Coluna Prestes I

Assistente Social Caicoense Participou de Evento Sociopolítico em Natal


Com a participação da enfermeira e tradutora de língua russa Mariana Ribeiro Prestes, filha do líder revolucionário Luiz Carlos Prestes na última quarta-feira dia 5 de julho de 2017, a assistente social caicoense Jaciara Gomes da Silva participou do evento “Encômios à Coluna Prestes”, realizado no bar/restaurante Santiago's no bairro Candelária, em Natal/RN, o evento efêmero teve o objetivo de discutir a história e a preservação da memória da Coluna Prestes, particularmente, na sua passagem pelo Rio Grande do Norte. O encontro Contou com a presença de professores, intelectuais e artistas como: Dudé Viana, escritor, cantor/compositor; Jardia Maia, advogada, poetisa e escritora; Lerson Fernando Maia dos Santos, professor universitário; Cristina Claudia Ferreira, professora; Geraldo Saraiva Pinto, geofísico; Liene Titan, jornalista, especialista em cinema; Anderson Legal, cineasta; Paulo Cesar, cozinheiro; Ivan Reis,guia de Turismo; Danilo Prestes (Neto de Luiz Carlos Prestes) e o capitão médico psiquiatra Epitácio de Andrade Filho, criador do evento.


Ativistas com Mariana Prestes

Jaciara Gomes representou o núcleo seridoense da luta antimanicomial no encontro com Mariana Prestes que apresentou informações sobre o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer de construções de memoriais nos lugares da trilha da Coluna Prestes. Mariana informou que o prefeito José Gaudêncio Diógenes Torquato iniciou um processo de articulações intersetoriais e interinstitucionais buscando viabilizar o projeto da construção do memorial à Coluna Prestes em São Miguel/RN e está aguardando os desdobramentos.


Epitácio Andrade, Jaciara Gomes e Mariana Prestes


 
Jaciara Gomes e Mariana Prestes


 
Prefeito José Gaudêncio Diógenes Torquato 


Monumento-Memortial à Coluna Prestes Santa Helena/PR


PS - matéria transcrita do blog Cosmogonia do Epitácio Andrade.

Coluna Prestes


Filha de Líder Revolucionário Defende Construção de Memorial em São Miguel

 
Pórtico da entrada de São Miguel/RN

No último dia 5 de julho de 2017 durante o evento " Encômios à Coluna Prestes ", no bar/restaurante Santiago's localizado no bairro Candelária em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a enfermeira e tradutora de língua russa Mariana Ribeiro Prestes defendeu a viabilização do projeto que prevê a construção de um monumento-memorial. Tal monumento alusivo à passagem em 4 de Fevereiro de 1926 da coluna que ficou codinominada com o nome de seu pai, o líder revolucionário Luiz Carlos Prestes, pelo município de São Miguel, no alto oeste do Rio Grande do Norte.


 
Mariana Prestes

Para Mariana Prestes, a exemplo de outros lugares por onde passou a coluna que já edificaram esses monumentos-memoriais, como Crateús, no estado do Ceará e Palmas, capital do estado de Tocantins, o município de São Miguel poderá dispor de uma importante alternativa de desenvolvimento sustentável, que é assinada pelo imortal arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Para o capitão médico psiquiatra aposentado da polícia militar do Rio grande do Norte Epitácio de Andrade Filho, organizador do evento, a obra resgata a história e preserva a memória de dois baluartes da democracia brasileira: o capitão engenheiro Luiz Carlos Prestes e Oscar Niemeyer, revestindo-se de significativa relevância social por fomentar a cultura e o turismo locais, assim como promover geração de emprego e renda dentro de uma perspectiva de sustentabilidade. Além de promover o desenvolvimento da consciência critico cidadã.

Luiz Carlos Prestes durante exílio na antiga União Soviética

              
Casa da Cultura de São Miguel

 

Coluna Prestes II

Artistas Participaram de Evento Sociopolítico em Natal


Com a presença da enfermeira e tradutora de língua russa Mariana Ribeiro Prestes, filha do líder revolucionário Luiz Carlos Prestes (1898/1990), artistas como: o cantor/compositor e escritor Dudé Viana; a poetisa e escritora Jardia Maia, o cineasta Anderson Reis (legal); e o capitão médico psiquiatra e escritor Epitácio de Andrade Filho, criador do evento, participaram dos “Encômios (Elogios) â Coluna Prestes, encontro efêmero ocorrido na última quarta-feira, 05 de julho de 2017, no bar/restaurante santiago’s, no bairro de Candelária, em Natal/RN.

Artistas com Mariana Prestes


 
Luiz Carlos Prestes no Exílio na Antiga União Soviética
Fonte: blog do dudé.
Através da internet, soube que  a filha de Prestes, Mariana Ribeiro, esteve em Pau dos Ferros e em Candelária, com vários acompanhantes que trataram dos aspectos históricos da Coluna Miguel/Prestes, que passou pelo RN (São Miguel) em 1927 e da produção de um documentário (a confirmar) sobre a "grande marcha brasileira".